Perdão significa: Cancelamento de uma obrigação, livramento de pena, culpa, ofensa ou dívida. Posso citar dois exemplos básicos: Alguém quebra um vaso caríssimo, mas esse mesmo vaso pode ser substituído por outro de igual valor. Contudo, se algum malfeitor, subtrai a vida de alguém que você ama, nem todo dinheiro que possa existir no mundo poderá trazê-lo de volta à vida. Por isso, perdoar é uma questão mais do que espiritual , é uma questão de amor.
O que vemos todos os dias são pessoas aplicando a antiga Lei Judaica “ olho por olho, dente por dente” onde o ofendido dá sempre o troco ao ofensor. Em poucas palavras, existem pessoas que tem dificuldade em aplicar o que Jesus ensinou: “Se alguém vos bater na face direita, ofereça também a esquerda." (Mateus 5:39). Mas não é o que vemos. Jornais do Brasil e do mundo, estampam todos os dias crimes e as mais diversas crueldades cometidas pelos humanos. Fatos que dariam um terrível filme policial, recheado de ódio, sangue e vingança.
Sabemos como é difícil oferecer a outra face. Mas a verdade é que quando liberamos o perdão, começamos a nos curar. Foi o mestre Jesus que nos ensinou a amar e a perdoar. Jesus mesmo sendo humilhado, massacrado, injustiçado e pregado no madeiro, teve compaixão e amor ao clamar a Deus dizendo : "Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34).
Quando Pedro questionou a Jesus sobre quantas vezes devemos perdoar nosso irmão ele respondeu: “ Você não deve perdoar sete vezes, mas sim setenta vezes sete”( Mateus 18:22). Isso significa que o perdão é uma prática cotidiana incansável, que temos que obedecer se quisermos realmente conseguir o equilíbrio mental, físico e espiritual.
Quando estamos com nosso coração ferido, realmente é complicado compreendermos essa prática. Entretanto posso garantir, que a liberação do perdão só acontece quando nosso coração é envolvido pelo amor de Deus , pois só assim podemos nos perdoar, perdoar o ofensor e cicatrizar certas feridas.
Toda vingança pertence a Deus. (Romanos 12:19), e Ele dará a cada um conforme seu proceder, pois tudo que semeamos , colhemos.
Uma simples estória sobre o perdão:
Uma certa fazendeira muito rica, guardava muita raiva de certa vizinha. No dia do aniversário de sua rival, a fazendeira pediu que entregassem a ela , um pacote cheio de estrume de vaca. Ao receber o presente, sua vizinha não manifestou nenhum tipo de ressentimento. Meses mais tarde, no dia do aniversário da fazendeira, sua vizinha pediu que sua empregada, levasse a ela as mais belas rosas colhidas do seu jardim, acompanhadas de um bilhete.
A fazendeira ao receber as flores, riu e disse: Que idiota! Eu dei a ela estrume de vaca, e ela me manda flores! Mas ao abrir o bilhete, se surpreendeu com a seguinte frase: “ Todo mundo dá o que tem.”
Então, lhe pergunto: O que você tem enviado para as pessoas que lhe fizeram mal?
Entregue o ofensor nas mãos de Deus. Perdoe as pessoas do mesmo modo que você em algum momento gostaria de ser perdoado.
Ame as pessoas aceitando suas falhas e fraquezas de caráter. Pague sempre o mal com o bem e a vida sempre lhe dará lindas flores. Quando você perdoa, você recebe o elixir da alegria, da paz, do bem-estar e do amor que vem direto do coração de Deus.