terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mudar é preciso



Todos nós nascemos, crescemos e obtivemos  de certa forma, influências do meio em que vivemos. Podemos ter tido uma má influência, podemos ter sofrido alguns traumas, certas rejeições, alguma falta de referência materna ou paterna, ou até de limites. Podemos não ter tido o amor de nossos pais, podemos não ter tido direcionamentos na vida que nos impulsionassem para o crescimento mental e espiritual. Tudo isso, pode ter contribuído negativamente na construção de nossa personalidade. E crescemos de qualquer maneira, sem ter a mínima noção de quem somos, para que viemos e o que a vida quer de nós.
Alguém que não conhece a si mesmo, descobrirá da maneira mais dolorosa possível sobre a sua verdade.

“Conhece-te a ti mesmo”. Só quem se conhece de verdade conhece suas limitações e tenta superá-las. Mudar é preciso. Entretanto já ouvimos o ditado : “ Filho de peixe, peixinho é.”  Isso não é uma verdade absoluta. Somos seres únicos, buscando o caminho evolutivo do autoconhecimento. Somos o que somos. E o que somos? Somos frutos de nossas experiências e de nossas escolhas.

Quando resistimos às mudanças, sofremos. Qual a lição que podemos tirar da dor? A dor sempre nos impulsiona para o crescimento e o amadurecimento. A criar músculos resistentes as nossas imperfeições e as do próximo, nos ensinando a  saber lidar com elas da maneira mais amável possível.
A mudança começa na medida que nós nos responsabilizamos por nossos atos ,sem culpar ninguém, inclusive nós mesmos. A disposição em busca da mudança é fundamental. Mudar significa: Fazer algo novo. Se continuarmos fazendo sempre as mesmas coisas, não podemos obter resultados diferentes. Não haverá progresso, não iremos experimentar o “novo” que tanto almejamos.

Renovação, nascer de novo, nova criatura... A Bíblia diz que quando nosso ser é preenchido pelo amor de Cristo a renovação da nossa mente acontece. (Romanos 12:2), então passamos a reagir de uma maneira diferente aos sentimentos de raiva, mágoa, medo, culpa e vergonha. 

Temos que aprender a cultivar o amor por nós e pelos outros , buscando a paz , o equilíbrio mental e a harmonia. Pois só assim seremos pessoas melhores e verdadeiramente felizes.



Vem comigo

                   
                                     
Meu amor, vem comigo,
Segura firme minha mão e segue-me que te mostrarei o lado bom de viver.
Meu bem, vem sorrir comigo
Vem correndo me ver, delícia dos meus olhos!
Deixa pra trás o teu mundo e corre incansavelmente pros meus braços
Me abraça forte e me beija
Me leva pra qualquer lugar de paz
Consegues ouvir esta música? Então cola teu rosto no meu e dança comigo
Já perdi as horas, mas pra que servem as horas?
Dorme e sonha comigo, que eu despertarei e te farei feliz.



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O que queres que eu te faça?

                 


Imagine a cena: Jesus caminhando com seus discípulos na cidade de Jericó...Por onde passava havia pessoas necessitadas de cura física e psíquica- pessoas sem fé e sem esperança. A multidão crescia na mesma  proporção que os milagres aconteciam, de modo que era quase impossível aproximar-se dele. Porém, quando ele e seus discípulos estavam saindo da cidade, um cego chamado Bartimeu, começou a gritar em alta voz: - Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim! Neste momento, muitas pessoas o ignoravam e mandavam ele se calar, mais ele não se intimidou e continuou a gritar cada vez mais alto. Jesus , ouvindo os gritos, parou e disse:  Tragam o cego. E aproximando-o do cego perguntou: O que queres que eu te faça? E ele respondeu – Mestre, que eu veja! ( Marcos 10:46)

Um excelente exemplo de humildade e desejo de mudança. Todos nós necessitamos de cura e de aperfeiçoamento em todas as áreas da nossa vida - não sabemos tudo, não somos perfeitos, estamos em um processo evolutivo de aprendizagem. Quase sempre ouço pessoas falando que “pau que nasce torto, morre torto” Jamais acredite num absurdo desses. Só porque nascemos com certas limitações, não estamos fadados a morrer assim. Como disse o poeta, “ Só o que está morto quem morre é que não muda".

As pessoas comumente julgam pessoas por seus atos - não tem paciência, compaixão e amor para com o próximo. Se julgam donas da verdade, como se fossem perfeitas e se alegram quando o “ culpado” é punido. Lembro da história Bíblica da mulher que adulterou, um pecado que levava a pena de morte por apedrejamento. O povo quis fazer justiça com as próprias mãos, entretanto Jesus perguntou : “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”-  só restou Jesus e a mulher. Temos que abandonar a hipocrisia, todos nós temos sentimentos ruins que precisam de tratamento. Só Deus pode nos julgar e nos amar incondicionalmente.

Assim como o cego, não precisamos nos conformar com nossas deficiências, se queremos “ver” o novo acontecer, temos que ir em busca da mudança. Talvez estejamos cegos, aleijados, paralíticos ou mortos espiritualmente, neste caso, teremos que recorrer aos médicos dos médicos, o Senhor Jesus Cristo - a única saída. 

Deus é imutável. Ele é bom, misericordioso, um Pai amoroso e zeloso que nos ama muito. Deus jamais despreza um coração quebrantado e aflito. Ele nos ouve, nos consola, nos dá força e uma imensa vontade de vencer obstáculos e superar perdas. Queres uma prova viva de que Jesus acredita no ser humano? Pesquise a vida dos seus discípulos. Cada um tinha um defeito, uma fraqueza, um desvio de conduta que precisava ser transformado. Jesus nunca os julgou incapazes, ao contrário, ele apostou todas as fichas neles.

O que queres que eu te faça? Ouça a voz suave de Jesus. Examine-se e olhe para dentro de você. Qual é a mudança que você quer ver? Qual é a mudança que você quer ser? Peça para que Cristo transforme seu caráter - peça amor, paz de espírito e alegria de viver. Não importa o que as pessoas falam sobre você, por quais caminhos andou e as coisas que praticou. Jesus está de braços abertos dizendo: Venha, como estás meu filho muito amado!
Faça como o cego, não se conforme com a sua situação, grite, peça ajuda, mesmo que digam que você não tem mais jeito, continue clamando, não desista de você, Jesus nunca desistiu.