sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

É Natal outra vez...


Jesus não nasceu em Dezembro. Historiadores e estudioso afirmam que ele teria nascido no início do outono, provavelmente em Setembro.
A festa de Natal tem origem pagã e nada tem haver com o nascimento de Cristo, nem sequer é mencionada entre as festas bíblicas. A origem da árvore de natal e do Papai Noel também.  Contudo, transformaram essa “celebração religiosa” numa data extremamente comercial. Não é á toa que dezembro é o mês mais aguardado do ano – o mês de obter grandiosos lucros. Empresas ficam na expectativa de venderem seus estoques de mercadorias, trabalhadores ficam ansiosos para as compras do fim de ano. E nesse corre corre todo mundo segue feliz. Contudo, não é assim tão simples. Se olharmos pra dentro de nós, para as reais motivações do nosso coração, veremos o lado negro da força. Nosso egoísmo só vê nossas frívolas necessidades e a “Noite feliz” se resume a uma mesa farta de comidas deliciosas e uma bela árvore de natal ao som do Jingle bless.

A verdade nua e crua é que o natal pra mim é um dia triste. Nessa noite, não precisamos imaginar pessoas passando fome na África. Basta olharmos ao nosso redor e veremos pessoas bem próximas a nós passando frio e fome. Segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) quase 11 milhões de pessoas passam fome no Brasil, e quase 1 milhão são crianças de 0 a 4 anos.

A fome dói, e dói muito. Nessa noite de Natal milhares de pessoas estarão se sentindo sozinhas e desamparadas. Gente sem esperança, sem casa, sem roupas novas, sem emprego, sem saúde e sem comida na mesa. Você se sente feliz ao ver seu semelhante triste?

Eu não fico nem um pouco contente. A caridade que vemos no natal deveria ser celebrada todos os dias, o ano todo.

Sabe aquela roupa que você não usa mais? Aqueles sapatos que você comprou por impulso e está fazendo volume no seu porta-sapatos? E aquelas calças que já não lhe servem mais? Ou então , todos aqueles brinquedos que estão cada vez tomando conta de sua casa e você já nem sabe o que fazer com eles? Vou lhe dar uma sugestão: Doe para alguém que precisa mais que você. Desapegue-se dessa vida medíocre, do materialismo e das coisas supérfluas. Sirva seu irmão. Ajude alguém. Faça como Jesus nos ensinou: “Amai-vos ardentemente com amor fraternal não fingido.” (1 Pedro 1:22) Existe maior prova de amor do que servir o próximo? 

Se você não está fazendo alguém sorrir, alguém feliz, você tem problemas. Examine-se, talvez você encontre uma doença chamada: egoísmo.Todas as coisas que temos, foi Deus quem nos deu. O que damos, recebemos. Não é uma simples troca, não é escambo. Isso chama-se :Lei da semeadura.

 Não quero passar mais um natal me sentindo frustrada e inútil. Espero em Deus que eu sempre faça a diferença todos os dias e a cada hora que passa. Que essa vontade de ajudar as pessoas se acenda em meu coração como um fogo ardente que nunca se apaga.
Que possamos sentir verdadeiramente amor por nossas famílias, por nossos amigos, e por todos aqueles que atravessarem nosso caminho.

Vamos unir nossas forças e tentar amenizar o problema do outro. A alma não tem cor ,nem idade. Somos todos irmãos independente da posição social, do sexo, ou da religião.
Ficaremos mais felizes em dar do que em receber. Acredite. Sua recompensa será um singelo sorriso, um abraço fraterno e gratidão. Que presente maravilhoso não?
Uni-vos em amor, esperança e fé. E a noite de Natal será muito mais feliz pra todos nós.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Perdoar vale a pena




Perdão significa: Cancelamento de uma obrigação, livramento de pena, culpa, ofensa ou dívida. Posso citar dois exemplos básicos: Alguém quebra um vaso caríssimo, mas esse mesmo vaso pode ser substituído por outro de igual valor. Contudo, se algum malfeitor, subtrai a vida de alguém que você ama, nem todo dinheiro que possa existir no mundo poderá trazê-lo de volta à vida. Por isso, perdoar é uma questão mais do que espiritual , é uma questão de amor.

O que vemos todos os dias são pessoas aplicando a antiga Lei Judaica “ olho por olho, dente por dente” onde o ofendido dá sempre o troco ao ofensor. Em poucas palavras, existem pessoas que tem dificuldade em aplicar o que Jesus ensinou: “Se alguém vos bater na face direita, ofereça também a esquerda." (Mateus 5:39). Mas não é o que vemos. Jornais do Brasil e do mundo, estampam todos os dias crimes e as mais diversas crueldades cometidas pelos humanos. Fatos que dariam um terrível filme policial, recheado de ódio, sangue e vingança. 

Sabemos como é difícil oferecer a outra face. Mas a verdade é que quando liberamos o perdão, começamos a nos curar. Foi o mestre Jesus que nos ensinou a amar e a perdoar. Jesus mesmo sendo humilhado, massacrado, injustiçado e pregado no madeiro, teve compaixão e amor ao clamar a Deus dizendo : "Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.” (Lucas 23:34). 

Quando Pedro questionou a Jesus sobre quantas vezes devemos perdoar nosso irmão ele respondeu: “ Você não deve perdoar sete vezes, mas sim setenta vezes sete”( Mateus 18:22). Isso significa que o perdão é uma prática cotidiana incansável, que temos que obedecer se quisermos realmente conseguir o equilíbrio mental, físico e espiritual.

Quando estamos com nosso coração ferido, realmente é complicado compreendermos essa prática. Entretanto posso garantir, que a liberação do perdão só acontece quando nosso coração é envolvido pelo amor de Deus , pois só assim podemos nos perdoar, perdoar o ofensor e cicatrizar certas feridas.

Toda vingança pertence a Deus. (Romanos 12:19), e Ele dará a cada um conforme seu proceder, pois tudo que semeamos , colhemos.

Uma simples estória sobre o perdão:

Uma certa fazendeira muito rica, guardava muita raiva de certa vizinha. No dia do aniversário de sua rival, a fazendeira pediu que entregassem a ela , um pacote cheio de estrume de vaca. Ao receber o presente, sua vizinha não manifestou nenhum tipo de ressentimento. Meses mais tarde, no dia do aniversário da fazendeira, sua vizinha pediu que sua empregada, levasse a ela as mais belas rosas colhidas do seu jardim, acompanhadas de um bilhete.

A fazendeira ao receber as flores, riu e disse: Que idiota! Eu dei a ela estrume de vaca, e ela me manda flores! Mas ao abrir o bilhete, se surpreendeu com a seguinte frase: “ Todo mundo dá o que tem.”

Então, lhe pergunto: O que você tem enviado para as pessoas que lhe fizeram mal?

Entregue o ofensor nas mãos de Deus. Perdoe as pessoas do mesmo modo que você em algum momento gostaria de ser perdoado.

Ame as pessoas aceitando suas falhas e fraquezas de caráter. Pague sempre o mal com o bem e a vida sempre lhe dará lindas flores. Quando você perdoa, você recebe o elixir da alegria, da paz, do bem-estar e do amor que vem direto do coração de Deus.


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Não era amor


Se acabou , não era amor.
Pois amor segue forte e valente
é a prova de fogo, do tempo
o amor , quando é amor
luta , vence
não é descrente.
Se acabou, não era amor
Pois o amor suporta a dor de estar ausente
confia e espera pacientemente
Se acabou, não era amor
Pois o amor é firme e forte como a morte
O verdadeiro amor jamais acaba, pois ele é eterno.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mudar é preciso



Todos nós nascemos, crescemos e obtivemos  de certa forma, influências do meio em que vivemos. Podemos ter tido uma má influência, podemos ter sofrido alguns traumas, certas rejeições, alguma falta de referência materna ou paterna, ou até de limites. Podemos não ter tido o amor de nossos pais, podemos não ter tido direcionamentos na vida que nos impulsionassem para o crescimento mental e espiritual. Tudo isso, pode ter contribuído negativamente na construção de nossa personalidade. E crescemos de qualquer maneira, sem ter a mínima noção de quem somos, para que viemos e o que a vida quer de nós.
Alguém que não conhece a si mesmo, descobrirá da maneira mais dolorosa possível sobre a sua verdade.

“Conhece-te a ti mesmo”. Só quem se conhece de verdade conhece suas limitações e tenta superá-las. Mudar é preciso. Entretanto já ouvimos o ditado : “ Filho de peixe, peixinho é.”  Isso não é uma verdade absoluta. Somos seres únicos, buscando o caminho evolutivo do autoconhecimento. Somos o que somos. E o que somos? Somos frutos de nossas experiências e de nossas escolhas.

Quando resistimos às mudanças, sofremos. Qual a lição que podemos tirar da dor? A dor sempre nos impulsiona para o crescimento e o amadurecimento. A criar músculos resistentes as nossas imperfeições e as do próximo, nos ensinando a  saber lidar com elas da maneira mais amável possível.
A mudança começa na medida que nós nos responsabilizamos por nossos atos ,sem culpar ninguém, inclusive nós mesmos. A disposição em busca da mudança é fundamental. Mudar significa: Fazer algo novo. Se continuarmos fazendo sempre as mesmas coisas, não podemos obter resultados diferentes. Não haverá progresso, não iremos experimentar o “novo” que tanto almejamos.

Renovação, nascer de novo, nova criatura... A Bíblia diz que quando nosso ser é preenchido pelo amor de Cristo a renovação da nossa mente acontece. (Romanos 12:2), então passamos a reagir de uma maneira diferente aos sentimentos de raiva, mágoa, medo, culpa e vergonha. 

Temos que aprender a cultivar o amor por nós e pelos outros , buscando a paz , o equilíbrio mental e a harmonia. Pois só assim seremos pessoas melhores e verdadeiramente felizes.



Vem comigo

                   
                                     
Meu amor, vem comigo,
Segura firme minha mão e segue-me que te mostrarei o lado bom de viver.
Meu bem, vem sorrir comigo
Vem correndo me ver, delícia dos meus olhos!
Deixa pra trás o teu mundo e corre incansavelmente pros meus braços
Me abraça forte e me beija
Me leva pra qualquer lugar de paz
Consegues ouvir esta música? Então cola teu rosto no meu e dança comigo
Já perdi as horas, mas pra que servem as horas?
Dorme e sonha comigo, que eu despertarei e te farei feliz.



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O que queres que eu te faça?

                 


Imagine a cena: Jesus caminhando com seus discípulos na cidade de Jericó...Por onde passava havia pessoas necessitadas de cura física e psíquica- pessoas sem fé e sem esperança. A multidão crescia na mesma  proporção que os milagres aconteciam, de modo que era quase impossível aproximar-se dele. Porém, quando ele e seus discípulos estavam saindo da cidade, um cego chamado Bartimeu, começou a gritar em alta voz: - Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim! Neste momento, muitas pessoas o ignoravam e mandavam ele se calar, mais ele não se intimidou e continuou a gritar cada vez mais alto. Jesus , ouvindo os gritos, parou e disse:  Tragam o cego. E aproximando-o do cego perguntou: O que queres que eu te faça? E ele respondeu – Mestre, que eu veja! ( Marcos 10:46)

Um excelente exemplo de humildade e desejo de mudança. Todos nós necessitamos de cura e de aperfeiçoamento em todas as áreas da nossa vida - não sabemos tudo, não somos perfeitos, estamos em um processo evolutivo de aprendizagem. Quase sempre ouço pessoas falando que “pau que nasce torto, morre torto” Jamais acredite num absurdo desses. Só porque nascemos com certas limitações, não estamos fadados a morrer assim. Como disse o poeta, “ Só o que está morto quem morre é que não muda".

As pessoas comumente julgam pessoas por seus atos - não tem paciência, compaixão e amor para com o próximo. Se julgam donas da verdade, como se fossem perfeitas e se alegram quando o “ culpado” é punido. Lembro da história Bíblica da mulher que adulterou, um pecado que levava a pena de morte por apedrejamento. O povo quis fazer justiça com as próprias mãos, entretanto Jesus perguntou : “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”-  só restou Jesus e a mulher. Temos que abandonar a hipocrisia, todos nós temos sentimentos ruins que precisam de tratamento. Só Deus pode nos julgar e nos amar incondicionalmente.

Assim como o cego, não precisamos nos conformar com nossas deficiências, se queremos “ver” o novo acontecer, temos que ir em busca da mudança. Talvez estejamos cegos, aleijados, paralíticos ou mortos espiritualmente, neste caso, teremos que recorrer aos médicos dos médicos, o Senhor Jesus Cristo - a única saída. 

Deus é imutável. Ele é bom, misericordioso, um Pai amoroso e zeloso que nos ama muito. Deus jamais despreza um coração quebrantado e aflito. Ele nos ouve, nos consola, nos dá força e uma imensa vontade de vencer obstáculos e superar perdas. Queres uma prova viva de que Jesus acredita no ser humano? Pesquise a vida dos seus discípulos. Cada um tinha um defeito, uma fraqueza, um desvio de conduta que precisava ser transformado. Jesus nunca os julgou incapazes, ao contrário, ele apostou todas as fichas neles.

O que queres que eu te faça? Ouça a voz suave de Jesus. Examine-se e olhe para dentro de você. Qual é a mudança que você quer ver? Qual é a mudança que você quer ser? Peça para que Cristo transforme seu caráter - peça amor, paz de espírito e alegria de viver. Não importa o que as pessoas falam sobre você, por quais caminhos andou e as coisas que praticou. Jesus está de braços abertos dizendo: Venha, como estás meu filho muito amado!
Faça como o cego, não se conforme com a sua situação, grite, peça ajuda, mesmo que digam que você não tem mais jeito, continue clamando, não desista de você, Jesus nunca desistiu.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jesus o tapeceiro

                                                   


Estive pesquisando como se faz um lindo tapete persa. Além de ser totalmente artesanal e manual o material tem que ser de altíssima qualidade, o processo é lento e pode levar meses ou até anos para ser concluído. 

Cores, formas, texturas, um emaranhado estranho de fios, um vai e vem das agulhas... No inicio não consigo compreender no que toda aquela confusão irá se transformar - depois de um certo tempo, fico impressionada diante do resultado: a beleza das paisagens, a simetria, o contraste das cores e das formas me deixam fascinada. Então, tudo aquilo que eu não entendia, começa a fazer sentido.

"Tudo que vale a pena ter, vale a pena esperar". É por isso que muitas pessoas pagam muito caro para obter um tapete desses. A pressa é a inimiga de todas as horas. Ela faz com que não tenhamos paciência para obtermos o melhor e tentamos apressar os resultados. 

Assim é a vida. Uma grande obra de tapeçaria. Se observarmos os fatos, no emaranhado que tece nossa existência  - nossos caminhos, nossas escolhas - podemos comparar nossa vida como um imenso tapete. Talvez, olhando para dentro de nós podemos ver apenas o entrelaçamentos das coisas, tudo sem forma e inacabado, uma verdadeira confusão.  Podemos ficar tristes e frustrados com o resultado, imaginamos que ali, nunca existirá nada além do que vemos. Ficamos sem esperanças, quase perdendo a fé.

Mas, com o passar do tempo, algo misterioso acontece. Ao olharmos pra nossa vida, inesperadamente podemos ver obra sendo concluída, as coisas que imaginamos não ter sentindo nem forma, começam a se revelar – Vejam isso!, ficamos perplexos diante do resultado. E com imensa alegria exclamamos dizemos: Deus, o Senhor me surpreende!

Deus é realmente fantástico! Só Ele tem poder de  transformar uma situação impossível em grandes surpresas.  Como um pai ao dar o melhor presente para o filho, espera apenas uma abraço e o  sorriso mais bonito.

E neste momento que  exclamamos eufóricos como se nosso peito fosse explodir de tanta felicidade: Papai!Papai! amei o presente! Obrigada! Obrigada! Obrigada! 


sábado, 4 de setembro de 2010

Maturidade no amor



Dizem que todo generalismo é burro, isso é fato. Mas, com certeza, já ouvimos e vemos inúmeros casos de jovens que namoram cedo demais. Acredito eu, que uma boa parte de sua adolescência, é perdida por conta da precocidade desse sentimento que dizem ser “amor”. Vemos pré-adolescentes e adolescentes, namorando,tendo relações sexuais,abstendo-se de aproveitar a vida por causa de um amor que ainda não é maduro. Um amor que ainda não é tempo de acontecer. 

Com o passar dos anos, essas mesmas pessoas – não todas -, mas a grande maioria delas se arrepende do tempo perdido. Lamentam que deveriam ter brincado mais, viajado mais, se divertido mais, ter feito mais amizades, ter se dedicado mais aos estudos, enfim... Pessoas que de certa forma gostariam de poder voltar no tempo e ter feito tudo o que não fizeram.
Dizem por aí que existe alma gêmea. Será? Sou meio cética em relação a isso. Mas existe os que se apaixonaram e se casaram com a primeira namorada(o) e são felizes – gente de sorte-, porém pra toda regra existe uma exceção.

Demorou um certo tempo pra que eu realmente aprendesse sobre o amor. Sofri, chorei, passei noites sem dormir, me culpando, cobrando do outro algo que eu não sabia dar a mim mesma.- O amor.O sofrimento sempre nos traz sempre grandes lições.

O que é amar alguém? Antes de amar alguém, temos que nos conhecer, nos compreender, nos aceitar e nos amar perdidamente. E isso leva um certo tempo. Tempo suficiente pra que cada um amadureça e que saiba o que quer da vida. Nossa energia, nosso amor e nosso tempo são preciosos demais para desperdiçá-los.

Ninguém consegue ser amor por fora, se não for amor por dentro. Não podemos amar alguém se não nos sentimos bem na nossa própria pele. Um dos mandamentos mais importantes que Jesus Cristo nos deixou foi “Ama teu próximo como a ti mesmo.” 

Quando amadurecemos, entendemos que o amor não é um jogo, não é algo que se corre para alcançar, não está em qualquer esquina, boates, bares ou em sites de relacionamentos. As pessoas procuram alguém para suprir suas carências, para preencher seu vazio interior. Não entendem que o amor acontece no momento que estamos em paz conosco, de bem com a vida e felizes. Se não for assim, poderemos confundir carência com amor, e será um desastre.

Temos que almejar o amor, mas não persegui-lo. Tudo aquilo que perseguimos , foge de nós. 
O amor é algo para ser compartilhado da maneira mais divertida e leve possível. Quando nós nos amamos, podemos compartilhar o amor, seja com quem for. Para que um relacionamento dê certo é necessário aprender a tratar o outro como se fosse o nosso melhor amigo(a), sem depender dele pra sobreviver, sem usá-lo como muleta. O foco sempre será nossa vida-, concentrar-se nos próprios sonhos, se auto-aprimorar e caminhar com as próprias pernas. Só assim, poderemos compartilhar com alguém todos os momentos especiais da vida.

Se estarmos com alguém é porque amamos essa pessoa, e não porque precisamos dela. Sendo assim o amor crescerá dia após dia, e não ficaremos inseguros temendo que alguém nos roube essa felicidade, porque o amor estará dentro de nós. Se a pessoa quiser ir embora por algum motivo,tudo bem. Sabemos que todas as coisas das quais nos desapegamos, voltarão pra nós se nos pertencer. Então ficaremos em paz. E o que ficou ? Ficamos com nossa própria companhia , nosso equilíbrio, e nossos sonhos. Nosso coração ficará inteiro, tendo a certeza que somos a parte mais importante de qualquer relacionamento e seguiremos feliz, feliz, feliz.



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Toda Mulher quer ser feliz

                
                                                                     

"Toda mulher quer ser amada, toda mulher quer ser feliz, toda mulher se faz de coitada, toda mulher é meio Leila Diniz" diz o trecho da música de Rita Lee. E é verdade. Somos mulheres maravilhosas, revolucionárias, ágeis, práticas, polivalentes, cuidamos da casa, dos filhos, do marido e de quebra ainda sobra tempo pra retocar a maquiagem. 

Ser mulher nos dias de hoje é muito melhor. Temos nosso emprego, lutamos por nossos ideais e somos donas do nosso nariz. Mas nem tudo são flores. Alguns homens -das cavernas - sobreviveram ao grande tsunami das mudanças, e eles vivem entre nós. Verdadeiros vilões da felicidade alheia, tolhem, castram nossos sonhos, apagam a luz de nossa alma, o brilho de nossos olhos. Homens ditadores que maltratam, xingam e deturpam a imagem da mulher-maravilha, para a  mais baixa, cruel e odiada de todas as criaturas... Não merecemos isso.

No mais íntimo do meu ser, me identifico um pouco com Leila. Sou meio revolucionária, amante da vida e do bem estar; falo sempre o que sinto e o que penso, porém ás vezes sou  mal interpretada. No mais, me sinto muito feliz em ser mulher. Mas isso, não me torna um ser frágil ao ponto de aceitar certas coisas. 

Nós mulheres não somos obrigadas a ficar com alguém que nos maltrata, que não nos valoriza. Temos a liberdade de escolher quem merece um lugarzinho no nosso coração gigante. Se desistimos de alguém, é porque com certeza, algo não estava dando certo. Mas, nosso direto de escolha infelizmente  está cada vez mais ameaçado.

É maçante a violência contra a mulher estampada nos jornais e mostradas na TV todos os dias. A cada cinco minutos mulheres são vítimas de algum tipo de violência. Seja ele moral ou sexual. Mulheres espancadas, estupradas e mortas. Mulheres que sofrem humilhações, assédios e maus-tratos.

No Brasil as leis são cegas, assim como a Justiça. Nós mulheres gritamos por Justiça, mas nossas bocas estão amordaçadas e nossas mãos atadas. Somo vítimas indefesas desses algozes. Ao contrário da música, nós não nos fazemos de "coitadas", nesse caso somos.

Que a bandeira da paz entre os sexos seja estendida. Que homens e mulheres tenham seus direitos de ir e vir preservados, sentimentos sadios, e sua liberdade de escolha respeitada. Afinal de contas ninguém é de ninguém. Somos parte um do outro até que nossa felicidade esteja em jogo.

Como disse o poeta Pablo Neruda: "Se sou esquecido, devo também esquecer, pois o amor é feito espelho, tem que ter reflexo".